A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou nesta terça-feira (24) que o estado registrou cinco casos de botulismo em 2024, com duas mortes já confirmadas. Os óbitos ocorreram em Campo Formoso e Salvador. Segundo a Sesab, quatro pacientes diagnosticados com a doença ingeriram mortadela de frango antes de apresentar os sintomas. A pasta ainda investiga um sexto caso, envolvendo um paciente de Cícero Dantas.

Em nota, a Sesab detalhou que dos cinco casos confirmados, quatro são de pacientes de Campo Formoso e um de Senhor do Bonfim. Entre as vítimas, três permanecem internadas no Instituto Couto Maia, em Salvador, um já recebeu alta médica e dois faleceram. O sexto caso, ainda sob investigação, também envolve a ingestão de mortadela de frango.
A doença, que pode ser fatal, é causada pela ingestão de toxinas liberadas pela bactéria Clostridium botulinum, com sintomas como visão turva, boca seca, dificuldade para engolir e problemas respiratórios.
Formas de prevenção
A Sesab alerta a população para os cuidados na manipulação e consumo de alimentos. Entre as principais medidas de prevenção estão:
Lavar e desinfetar superfícies e utensílios usados na preparação de alimentos;
Filtrar ou ferver a água antes do consumo;
Evitar alimentos em conserva com embalagens danificadas ou alteradas;
Reaquecer sobras alimentares e ferver os alimentos por pelo menos 10 minutos.
De 2014 a 2023, a Bahia registrou 16 casos suspeitos de botulismo, sendo três confirmados nos anos de 2019 e 2023. A Sesab reforça que, ao menor sinal da doença, as pessoas devem procurar imediatamente uma unidade de saúde.
Fonte: Bahia Noticias.
Comments