PF e CGU Deflagram Operação Santa Rota para Combater Desvio de Recursos da Educação na Bahia
- ANDERSON GONÇALVES DOS SANTOS
- 11 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
Na manhã desta quinta-feira (11/7), a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram a Operação Santa Rota, que visa combater irregularidades na contratação de serviços de transporte escolar no município de Santaluz, na Bahia. A operação tem como foco o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão em sete cidades do interior baiano: Santaluz, Valente, Conceição do Coité, Capim Grosso, Itiúba, Senhor do Bonfim e Várzea da Roça.

A investigação detectou que a empresa vencedora apresentou a proposta com o maior preço no pregão eletrônico, mas foi escolhida após a desqualificação de outras nove empresas que ofereceram preços menores. Isso resultou em um superfaturamento de aproximadamente R$ 3 milhões. Além disso, algumas das empresas desqualificadas receberam pagamentos do grupo vencedor logo após serem excluídas da licitação, indicando uma possível conivência e divisão dos lucros ilícitos.
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e estão sendo cumpridos nas cidades mencionadas, com o objetivo de recolher provas e documentos que corroborem as irregularidades investigadas.
Os investigados na Operação Santa Rota irão responder por crimes de responsabilidade de prefeito, fraude à licitação, corrupção ativa e passiva, e lavagem de capitais. A operação reforça o compromisso das autoridades em garantir a correta aplicação dos recursos públicos e combater a corrupção, especialmente no setor da educação, que é vital para o desenvolvimento social e econômico.
Comments