A partir desta quinta-feira (7), a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) está disponível em nove novos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no interior da Bahia. A emissão será realizada mediante agendamento, que pode ser feito pelo aplicativo, portal do governo, ou pelos números (71) 4020-5353 para ligações de celular e 0800 071 5353 para ligações de telefone fixo.

O novo documento utiliza o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação e permite a inclusão de outros dados, como CNH, título de eleitor e certificado militar. Além disso, a CIN permite a inclusão de condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências diversas, além do tipo sanguíneo e da opção por doação de órgãos. O documento também pode conter o nome social, quando solicitado pelo cidadão.
A CIN possui uma versão digital que estará disponível no site do governo três dias após a emissão, contendo um QR Code para verificação de autenticidade. A primeira via é gratuita e o antigo modelo de identidade (RG) permanece válido até 28 de fevereiro de 2032. A CIN, por sua vez, terá validade de 5 a 10 anos, dependendo da faixa etária, e será permanente para pessoas com mais de 60 anos.
Novos Postos com Atendimento da CIN na Bahia
Os novos locais de atendimento são:
Barra da Estiva
Boninal
Caetité
Capim Grosso
Curaçá
Ibicoara
Iraquara
Jaguarari
Maracás
Quem solicitou o antigo RG entre os dias 4 e 6 de novembro, quando o sistema foi atualizado, pode buscar o documento diretamente na unidade onde foi solicitado, sem necessidade de agendamento, bastando apresentar o protocolo de atendimento.
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