Na manhã desta quarta-feira (27), um jovem de 23 anos perdeu a vida após um deslizamento de terra em Salvador, resultado das fortes chuvas que atingem a cidade desde o fim de semana. O incidente ocorreu entre os bairros de Saramandaia e Pernambués, regiões duramente afetadas pelo temporal.

Primeiro deslizamento
Gerson Alexandrino Santos Junior, de 23 anos, estava em casa quando o imóvel foi parcialmente soterrado. Ele estava deitado na cama e não conseguiu escapar. Seus pais, que estavam em outro cômodo, não sofreram ferimentos. Gerson, pai de duas crianças, foi a única vítima fatal deste deslizamento.

Segundo deslizamento
Em outra área próxima, quatro pessoas ficaram soterradas:
Diane Andrade, 32 anos;
Paulo Andrade, 18 anos, filho de Diane;
Marcelo Heitor Andrade, 6 anos, também filho de Diane;
Adriano, 30 anos, morador vizinho.
Marcelo Heitor foi resgatado primeiro, em estado grave, e levado de helicóptero para o Hospital do Subúrbio. Sua mãe, Diane, foi retirada consciente e encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE). Adriano também foi resgatado, mas Paulo segue desaparecido. Equipes utilizam cães farejadores para localizá-lo.
Preocupação com novos desmoronamentos
Segundo o Corpo de Bombeiros, o solo encharcado aumenta o risco de novos deslizamentos, dificultando as operações de resgate. Técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal) estão avaliando as áreas de risco.
Chuva recorde e transtornos na capital
Este novembro é o mais chuvoso em Salvador desde 1961, com um acumulado de 322 mm, quase três vezes a média esperada para o mês. A chuva causou alagamentos, desabamentos e interdições em diversos pontos da cidade.

Foto: Aratu On.
As sirenes de áreas de risco foram acionadas em 14 localidades, orientando os moradores a deixarem suas casas. As travessias marítimas Salvador-Mar Grande e Salvador-Morro de São Paulo estão suspensas, assim como serviços de ascensores e linhas do BRT.
As autoridades continuam em alerta, monitorando as condições climáticas e intensificando os trabalhos de resgate e assistência às vítimas.
Comments