Ivana Bastos é empossada como primeira mulher presidente da Assembleia Legislativa da Bahia
- ASD COMUNICAÇÃO
- 19 de mar.
- 2 min de leitura
Em um marco histórico para a política baiana, a deputada Ivana Bastos (PSD) foi empossada, nesta terça-feira (18), como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Ela é a primeira mulher a assumir o cargo em 190 anos de existência do Legislativo estadual. A sessão de posse foi conduzida pelo deputado Marquinho Viana (PV), e o termo de posse foi lido pelo deputado Samuel Junior (União).

Discurso de compromisso
Em seu discurso, Ivana Bastos reforçou o compromisso de governar de forma colaborativa e em defesa dos interesses do povo baiano. “Vou ser a presidente dos 62 deputados e deputadas desta Casa e trabalharei pelos interesses maiores do povo baiano. Fiz questão de assinar o termo de posse aqui, no Plenário, porque eu quero dividir essa posse, esse mandato, com cada um de vocês, com cada deputado e com cada deputada desta Casa”, declarou.
A nova presidente também agradeceu o apoio de colegas, como o deputado Rosemberg Pinto (PT), que abriu mão de sua candidatura à vice-presidência para apoiá-la, e o ex-presidente Adolfo Menezes (PSD), que renunciou a recursos jurídicos no Supremo Tribunal Federal (STF) para pacificar a situação na AL-BA.
Trajetória até a presidência
Ivana Bastos foi inicialmente eleita para o cargo de 1ª vice-presidência da Assembleia em 2 de fevereiro deste ano. Com o afastamento de Adolfo Menezes pelo STF, ela assumiu interinamente a presidência e agora foi confirmada no cargo de forma definitiva.
Um marco para as mulheres
A posse de Ivana Bastos representa um avanço significativo na representatividade feminina na política baiana. Sua eleição é celebrada como um passo importante para a igualdade de gênero e a inclusão de mulheres em espaços de poder.
Коментарі