O Governo da Bahia, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), deu início ao projeto “Replanta Agave”, uma iniciativa que promete transformar a região sisaleira em um importante polo de bioenergia. Com um investimento de R$ 2,6 milhões, o projeto prevê a capacitação de 400 agricultores familiares para o cultivo e processamento do agave, planta altamente adaptada ao semiárido e com elevado potencial para a produção de biocombustíveis.

O principal objetivo do “Replanta Agave” é fomentar a produção de etanol, biometano e biohidrogênio, promovendo a geração de emprego e renda, além de fortalecer a economia local. A diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida, destacou a importância estratégica do projeto, que alinha desenvolvimento econômico à sustentabilidade.
Com essa iniciativa, a Bahia dá mais um passo para consolidar a região sisaleira como referência nacional em bioenergia, valorizando os agricultores familiares e promovendo soluções inovadoras para o semiárido brasileiro.
Comments