Governador Jerônimo lança Projeto Condução Decente e cria linha de crédito para mototaxistas e motofretistas
- ASD COMUNICAÇÃO
- 8 de abr.
- 1 min de leitura
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), lançou nesta segunda-feira (7) o Projeto Condução Decente, uma iniciativa que visa fortalecer a atuação de mototaxistas, motofretistas e autoescolas no estado. Durante o evento, o governador também assinou um decreto que altera o regulamento do Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (FUNDESE), criando uma linha de crédito específica para esses profissionais.

A medida é fruto de uma demanda direta da categoria e tem como objetivo facilitar a aquisição de motocicletas, promover capacitação e garantir mais segurança no trabalho. “É uma agenda de reconhecimento e fortalecimento da categoria, através de uma demanda deles. Uma demanda de crédito do Desenbahia, para aquisição de motos, que é o veículo que eles trabalham; uma capacitação para a formação do trabalho decente, para se proteger e para proteger o que ele transporta, seja a gente, seja a mercadoria”, afirmou Jerônimo durante coletiva de imprensa.
O projeto também contempla a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ao final dos cursos de capacitação. Mototaxistas receberão dois capacetes e uma antena de proteção contra fios cortantes, enquanto os motofretistas ganharão um capacete e uma mochila adequada para o transporte de produtos.
Outra novidade anunciada foi a isenção de IPVA para motos antigas, uma medida que beneficia diretamente profissionais que utilizam veículos com mais tempo de uso e que, muitas vezes, enfrentam dificuldades para arcar com os tributos.
A linha de crédito, viabilizada pelo Desenbahia através do FUNDESE, deve auxiliar na renovação da frota e na regularização dos profissionais, promovendo mais segurança, dignidade e condições de trabalho para quem depende da moto como instrumento de sustento.
Comments