Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida têm até 22 de agosto para solicitar a transferência temporária de local de votação para as Eleições 2024. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a mudança pode ser feita a partir desta segunda-feira (22).

A solicitação deve ser feita na zona eleitoral do eleitor, que poderá escolher um novo local de votação adaptado dentro da mesma cidade onde está inscrito.
Além de pessoas com deficiência, o prazo também abrange militares, agentes de segurança pública e guardas municipais em serviço no dia da eleição, bem como juízes, servidores e promotores à serviço da Justiça Eleitoral no dia 6 de outubro, data do primeiro turno.
Nas eleições de 2022, a Bahia teve 62.772 eleitores que declararam algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Em 2024, esses números ainda não foram divulgados.
Para garantir acessibilidade, o TRE-BA aloca seções eleitorais em pavimentos térreos, escolhe espaços livres de barreiras arquitetônicas e remove obstáculos nas seções eleitorais.
Eleitores na Bahia
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Bahia é o 4º maior colégio eleitoral do país, com 11 milhões de eleitores. A maioria (52%) são mulheres, e 193 mil são jovens de 16 e 17 anos que optaram por votar.
Quatro cidades na Bahia estão habilitadas para um possível segundo turno, conforme o número de eleitores aptos:
Salvador (1.969.757 eleitores)
Feira de Santana (426.887 eleitores)
Vitória da Conquista (257.784 eleitores)
Camaçari (205.865 eleitores)
Para mais informações, consulte o portal do TSE ou entre em contato com a sua zona eleitoral.
Comments