Na manhã desta terça-feira (15), o deputado estadual Marcinho Oliveira (União), com base na região sisaleira, foi um dos alvos de uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria Geral da União (CGU). A ação faz parte da 2ª fase da Operação Santa Rota, que investiga desvios de recursos públicos destinados ao transporte escolar no município de Santaluz, Bahia.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, incluindo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e na residência do parlamentar. A operação também abrangeu locais em Salvador e em Santaluz, reduto eleitoral de Marcinho.
A primeira fase da operação ocorreu em julho deste ano, quando 11 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Desde então, as investigações avançaram, revelando novos envolvidos no esquema de fraudes e desvios, incluindo o pagamento de vantagens indevidas a gestores municipais, entre eles o deputado Marcinho Oliveira.
A PF identificou indícios de fraude em uma licitação para contratação de uma empresa de transporte escolar em Santaluz, além de superfaturamento no contrato e participação de servidores públicos no esquema. Empresas do mesmo grupo econômico teriam manipulado o valor de referência do pregão eletrônico e direcionado a contratação à empresa vencedora.
O contrato, segundo a investigação, foi amplamente superfaturado por meio de subcontratações, rotas fictícias e utilização de veículos pertencentes ao município. Além disso, há fortes evidências de pagamentos indevidos a servidores públicos envolvidos na fraude.
A operação continua em andamento, e novas informações podem surgir nos próximos dias.
Fonte: BN municípios.
Comments