Biritinga: Professor morre aos 33 anos vítima de meningite bacteriana
- ASD COMUNICAÇÃO
- 9 de abr.
- 1 min de leitura
A cidade de Biritinga, foi abalada pela morte precoce do professor Davidson Souza Brito, de apenas 33 anos, vítima de meningite bacteriana. O educador, que lecionava no povoado da Vila, na zona rural do município, começou a apresentar sintomas súbitos da doença na última quarta-feira (2).

Após sentir-se mal, Davidson procurou atendimento em uma unidade de saúde local. Devido à rápida piora no seu quadro clínico, foi transferido inicialmente para Serrinha e, posteriormente, para unidades hospitalares em Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana. Mesmo com os esforços médicos, ele não resistiu e faleceu na última quinta-feira (3), no Hospital Geral Clériston Andrade.
A Secretaria Municipal de Saúde de Biritinga confirmou que familiares e pessoas que tiveram contato próximo com o professor receberam quimioprofilaxia, tratamento preventivo com antibióticos. Além disso, a Vigilância Epidemiológica emitiu um alerta à população, destacando os principais sintomas da meningite bacteriana: febre alta, dor de cabeça intensa, náusea e rigidez na nuca.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou, apenas em 2024, mais de 14 mil casos suspeitos de meningite, com 974 mortes. Na Bahia, até o momento, já foram confirmados 131 casos da forma bacteriana da doença, resultando em 26 óbitos.
Especialistas alertam que a meningite bacteriana é uma infecção altamente contagiosa, transmitida por secreções respiratórias, como saliva e gotículas expelidas durante espirros ou tosses. A doença costuma evoluir de maneira rápida e agressiva, exigindo intervenção médica imediata.
A morte do professor Davidson deixou um sentimento de luto em toda a comunidade escolar e entre os moradores de Biritinga. Educadores e alunos lamentaram a perda de um profissional dedicado e querido por todos.
Comments